Translate

terça-feira, 22 de abril de 2014

Gorse

Afirmação:
“Eu olho para o lado positivo da vida. Esperança e alegria fluem em mim. Eu aceito e cumpro o meu plano espiritual. Eu nasci de novo, disposto a assumir as lutas da vida.”
D. Lo Rito

Gorse (Ulex europaeus) é uma planta facilmente encontrada no Reino Unido, cresce em vários tipos de solo, mas não gosta de solo calcário. Dá flor praticamente o ano todo, porém de março a junho é mais abundante.

Características e indicações:
Gorse é o floral indicado para quando a pessoa perde as esperanças e não vê mais saída. Esse sentimento é experimentado internamente e esse estado é comumente visto em pessoas que sofrem de doenças crônicas há vários anos. Já fizeram tratamentos e agora o prognóstico não é bom. O pensamento que vem é: “fim de linha”.
Para satisfazer seus familiares eles concordam em fazer algum outro tratamento, porém internamente eles já desistiram. Pode até passar rapidamente pela cabeça dessas pessoas que um milagre vai acontecer e tudo vai mudar, mas não enxergam que a mudança vem de dentro para fora, de uma atitude e ação em prol da melhora. Algumas vezes o estado relacionado a Gorse pode ser ainda mais sutil, pois a pessoa se engaja nas conversas e interage com quem está ao seu redor, mas quando alguém sugere uma nova possibilidade, a pessoa nesse estado vai dizer que “já tentei tudo, mas...”.
Para essas pessoas há falta de proposito, tudo é sofrimento e dificilmente reclamam. Paira uma certa tristeza em seus semblantes e a perda do brilho no olhar. Há uma estagnação física e psíquica.
Pode-se encontrar esse estado em crianças maiores que sofreram algum tipo de abuso físico ou psicológico. São visivelmente sem esperança e devido à grande abuso ou repressão, acabam-se punindo. Não têm expectativas.
A essência floral de Gorse renova as esperanças, restaura o propósito de vida, traz clareza em relação aos obstáculos da vida, possibilitando seguir a diante com novas perspectivas, trazendo perseverança. Esse é o floral para pessoas com doenças crônicas, físicas ou psíquicas, e que acreditam que isso já faça parte das suas personalidades.

A planta e seus ensinamentos:
Gorse é um arbusto pequeno, forte e pontudo. Possui folhas que parecem espinhos, várias flores pequenas e amarelas, com aroma suave durante a primavera. Pelo meio do arbusto tem sempre partes no tom marrom que parecem mortas. Por ser uma planta com folhas pontiagudas, é difícil alcançar o seu centro, correndo-se o risco de rasgar a roupa ou sofrer arranhão. A flor amarela contrasta com essa estrutura densa e dura.
As partes inacessíveis da planta representam a falta de esperança, em contraste com o amarelo das flores, que representam vitalidade. Mesmo nas condições severas do inverno, ainda é possível se ver algumas flores, até mesmo com neve, o que simboliza esperança mesmo em meio às diversidades da vida. 
Antigamente no Reino Unido, essa planta era moída e dada aos animais para suplementar sua alimentacao, especiamente no inverno quando a pastagem era mais escassa. 
Prepara-se esse floram colhendo hastes pequenas com flores de um arbusto grande.

Gorse transforma falta de esperança em renovação do senso de possibilidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário