Translate

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Florais de Bach - o início



Edward Bach (1886 -1936) era um médico inglês especializado em Homeopatia e Patologia. Fez pesquisas e clinicou na famosa Harley Street de Londres, ate hoje uma rua referência dos consultórios particulares de profissionais de saúde renomados.

Em 1917, Bach foi operado às pressas para retirada de um tumor maligmo de seu baço. Após a cirurgia, seus colegas lhe deram poucos meses de vida. Assim que saiu do leito, Bach voltou para seu laboratório de pesquisa para avançar nos seus trabalhos, já que não lhe restava muito tempo. Entretanto, os poucos meses de sobrevida se transformaram em praticamente 20 anos. Talvez o propósito de vida e a idéia de que ainda tinha muito trabalho por fazer tenha-o salvado.

Como tudo começou:
A pesar da sua carreira de sucesso na medicina tradicional, Bach não se contentava com os métodos de investigação tradicionais que muitas vezes ignoravam o que o paciente sentia. Ele então começou a pesquisar sobre tratamentos alternativos.

Bach acreditava que a doença era o resultado do desequilíbrio entre corpo e mente. E os sintomas de uma doença eram a externalização de um ou vários estados emocionais negativos.

Em 1928, ele começou a a fazer seus próprios remédios florais, ou essências florais, a partir de plantas. E nesse mesmo ano, ao caminhar pelas margens do Rio Usk no Pais de Gales, ele reconheceu que a forma como uma planta cresce, expressa a forma como levamos nossas vidas. O bom e o mal juntos.

Ele abandonou seu consultorio na suntuosa Harley Street e uns anos depois se mudou para o interior da Inlgaterra, para concentrar os seus estudos no poder curativo das plantas.

Os florais:
Por volta de 1932, ele já havia descoberto os 12 primeiros florais, conhecidos como os "12 curadores". Em 1933, descobriu o segundo grupo de essências florais, os "7 auxiliares". E nos anos seguintes, já perto da sua morte, ele descobriu os 19 florais restantes. Fazendo um total de 38 florais, fora o rescue remedy, utilizado em situações de emergência.

Os 12 curadores:  Agrimony, Centaury, Cerato, Chicory, Clematis, Gentian,  Impatiens, Mimulus, Rock Rose, Scleranthus, Vervain e Water Violet.

Os 7 auxiliares: Gorse, Heather, Oak, Olive, Rock Water, Vine e Wild Oat.

Os 19 restantes: Aspen, Beech, Chestnut Bud, Cherry Plum, Crab Apple, Elm, Holly, Honeysuckle, Hornbeam, Larch, Mustard, Pine, Red Chestnut, Star of Bethlehem, Sweet Chestnut, Walnut, White Chestnut, Wild Rose e Willow.

Edward Bach era um homem sensível, não perfeito, porém conectado com a natureza. Ao observar as flores e em algumas vezes ao colocar suas mãos sobre uma flor, ele sabia o efeito curativo ela tinha. Cada essência floral tem qualidades específicas que se relacionam com estados emocionais. Os florais auxiliam a reestabelecer esse equilíbrio.

As essência florais são extraidas de plantas específicas em seu habitat natural, e o preparo varia de planta para planta.

Os tempos sao outros, entretanto a natureza humana permanece a mesma. Os sentimentos que nós compartilhamos não mudaram: medo, amor, inseguranca, raiva, culpa e por ai vai. Os florais ajudam emocionalmente ao trazerem equilíbrio psíquico, com isso podemos viver uma vida mais plena e verdadeira.

Aguardem futuros posts com mais informacoes e curiosidades sobre os Florais de Bach.

Um comentário: